Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Trump diz que Estreito de Ormuz está 'totalmente aberto': 'Estamos indo muito bem'

    1 day ago

    Presidente dos EUA, Donald Trump, assina ordens executivas no Salão Oval, na Casa Branca, em Washington D.C., em 22 de junho de 2026. REUTERS/Jonathan Ernst O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (22) que o Estreito de Ormuz está "totalmente aberto", e que os EUA estão "indo muito bem" na região. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp A fala de Trump ocorreu no dia seguinte à 1ª rodada de negociações entre EUA e Irã rumo a um acordo de paz final. Os dois países assinaram um acordo preliminar na semana passada. As tratativas no domingo tiveram uma atmosfera positiva e combinados sobre criar um grupo de trabalho para tratar a questão nuclear iraniana e desescalar a guerra no Líbano, segundo os negociadores Catar e Paquistão. "Estamos indo muito bem em relação ao Estreito de Ormuz. Recebemos mais petróleo ontem do que jamais havia passado pelo estreito, temos o petróleo jorrando, o estreito está totalmente aberto e estamos negociando, vamos ver como isso vai evoluir", afirmou Trump em coletiva de imprensa. "Mas temos duas coisas: temos o estreito aberto e temos um país que nunca terá uma arma nuclear, nunca, jamais terá uma arma nuclear", completou em referência ao Irã. O Estreito de Ormuz, importante via marítima do Oriente Médio por onde passam cerca de 20% do petróleo mundial, foi reaberto oficialmente na quarta-feira passada (17), com a assinatura do acordo de paz preliminar entre EUA e Irã. Agora no g1 No entanto, ataques de Israel no Líbano após a oficialização do acordo fizeram com que Teerã fechasse novamente a passagem. Essa questão foi contornada pelos países envolvidos nas negociações de paz, e sites de monitoramento de tráfego marítimo têm registrado a passagem de navios comerciais por Ormuz. O principal negociador do Irã, o presidente do Parlamento Mohammad Ghalibaf, afirmou nesta segunda que Teerã concordou em estabelecer uma linha de comunicação com os norte-americanos sobre a passagem dos navios por Ormuz, para evitar conflitos e incidentes na via. Em declarações à TV estatal iraniana, Ghalibaf disse também que finalizou nas conversas com os EUA na Suíça os preparativos para a liberação de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 62 bi) em ativos iranianos congelados. Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, em 14 de junho de 2026 REUTERS/ Stringer
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Vila Junina encerra programação com Dona Zefa, Jaime & Fernando e Circuladô de Fulô
    Artigo Seguinte
    Do burnout à liderança: a trajetória de Camila Raddi

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário