Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    'Só agora percebemos a gravidade desse momento': astronautas relatam tensão no lançamento da Artemis II

    há 2 meses

    Astronautas da missão Artemis II reprodução/TV Globo Os astronautas da missão Artemis II passaram o primeiro dia fora da órbita da Terra, na viagem à Lua, e compartilham o que têm visto lá do espaço. A Nasa registrou o momento em que a Orion se lançou para fora da órbita da Terra e pegou a rota para a Lua. Tudo guiado pelo centro de comando da missão em Houston, no Texas. Na primeira entrevista no espaço, o comandante da missão Artemis II, Reid Wiseman, descreveu a tensão durante o lançamento. "A gente se olhou. Não voltávamos à Lua desde 1972. É muito tempo. Enviar quatro humanos a 400 mil quilômetros de distância é um esforço hercúleo e só agora percebemos a gravidade desse momento", apontou Reid Wiseman. O canadense Jeremy Hansen contou que só se deu conta de que realmente tinham decolado quando os tanques de combustível se desconectaram do foguete SLS. "Mesmo sendo esperado, foi uma surpresa e abri um enorme sorriso", comentou. A engenheira Christina Koch declarou com humor: "estou orgulhosa de ser a encanadora da nave! O banheiro é provavelmente o equipamento mais importante a bordo." Foi ela que consertou o único problema que a Orion apresentou no espaço, uma falha no banheiro, o primeiro instalado numa cápsula lunar. E explicou que foi só um susto, enquanto os sistemas ainda estavam entrando em operação, depois da decolagem. O piloto Victor Glover contou que faz frio dentro da cápsula, mas o controle em Houston está trabalhando para mudar a velocidade dos ventiladores e aumentar a temperatura. E, sobre a visão da Terra, disse: "acreditem, vocês estão lindos vistos daqui de cima. E parecem uma coisa só. Não importa de onde você vem ou como se parece, somos todos humanos". Neste primeiro dia fora da órbita terrestre, os astronautas vão monitorar e ajustar a trajetória da nave rumo à Lua. Depois, terão que desempenhar tarefas leves, como testar um kit de primeiros socorros e treinar manobras médicas. E toda a tripulação vai se preparar para o momento mais esperado, no dia seis de abril, quando serão os primeiros humanos a ver o lado oculto da Lua. Enquanto rumam para o espaço profundo, os astronautas presenteiam a Terra com fotos tiradas pelo comandante Wiseman. A imagem do dia é uma promessa de volta para casa. LEIA TAMBÉM Empresário é procurado pela PF por suspeita de comprar dados sigilosos da esposa de Moraes
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Irã diz ter derrubado um segundo avião militar dos EUA próximo ao Estreito de Ormuz
    Artigo Seguinte
    VÍDEOS: Jornal Liberal 2ª Edição de sexta-feira, 3 de abril de 2026

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário