Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Prefeitura de BH sanciona lei que cria programa de proteção a vereadores ameaçados

    2 months ago

    Câmara Municipal de Belo Horizonte (foto ilustrativa) Karoline Barreto/CMBH A Prefeitura de Belo Horizonte sancionou uma lei que institui o Programa Municipal de Proteção e Escolta a Parlamentares Ameaçados. A norma prevê medidas de segurança para vereadores em situações de risco à integridade física relacionadas ao exercício do mandato, incluindo escolta pessoal e reforço de segurança em eventos e deslocamentos. A nova lei foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (17) e tem origem em um projeto de lei original da Câmara Municipal, que ganhou força após casos recentes de ameaças a parlamentares (relembre abaixo). A norma estabelece diretrizes como resposta rápida a ameaças, cooperação entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Executivo e órgãos de segurança pública, além da criação de protocolos formais para registro e acompanhamento dos casos. O programa poderá ser acionado mediante solicitação do vereador, acompanhada de boletim de ocorrência e outros elementos que comprovem a ameaça. Caberá à Mesa Diretora da Câmara avaliar o pedido e, se acolhido, acionar os órgãos de segurança para implementação das medidas, que podem incluir escolta, vigilância preventiva e reforço de segurança em atividades parlamentares. A lei também autoriza a celebração de convênios com forças de segurança e prevê o apoio da Guarda Civil Municipal, com treinamento específico para atuação nesses casos. A regulamentação poderá ser detalhada pelo Executivo. Vereadora, Jhulia Santos, é ameaçada de morte Caso Juhlia Santos O projeto que deu origem à lei é de autoria do vereador Sargento Jalyson (PL) e ganhou força após episódios recentes de ameaças contra parlamentares na capital. Em março deste ano, a vereadora Juhlia Santos (PSOL) denunciou ter recebido e-mails com ameaças de morte, conteúdo racista e transfóbico, além de informações sobre sua rotina e de familiares. As mensagens foram enviadas para endereços institucionais e pessoais da parlamentar, além de setores da Câmara. Na ocasião, a Polícia Civil de Minas Gerais informou ter identificado um suspeito e instaurado procedimento investigativo. A Câmara reforçou a segurança da vereadora com escolta e acompanhamento da Guarda Municipal. O presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), classificou o caso como grave e afirmou que foram acionados o Ministério Público e a polícia. O Ministério Público Federal também informou ter orientado a formalização de representação para apuração do caso. Vídeos mais assistidos do g1 MG
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Mulher morre em acidente de moto pilotada por filho de 13 anos; vítima estava na garupa indo para faculdade
    Artigo Seguinte
    Justiça mantém júri a envolvido em chacina no AC; foragido integra lista dos mais perigosos do país

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário