Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Jovem com doença rara que passou em medicina em universidades públicas diz que experiência como paciente deve ajudar na sua atuação médica

    há 3 meses

    Adolescente com doença rara passa para medicina em três universidades públicas O jovem paraense diagnosticado com uma doença rara e que conseguiu ser aprovado em medicina em três universidades públicas, mesmo fazendo o Enem em um hospital, acredita que a experiência como paciente vai ajudá-lo na profissão de médico. “Do lado do paciente, eu consegui aprender muitas coisas sobre como agir nessa profissão e como eu quero ser", afirma Ítalo Cantanhede Rodrigues. "Vou me dedicar, tentar fazer o melhor possível para poder tratar de outras pessoas que sofreram e que estão numa situação semelhante à minha”, diz. Ítalo, que tem 17 anos, foi diagnosticado com anemia aplásica medular severa, uma doença em que a medula óssea para de produzir células sanguíneas responsáveis pela manutenção do corpo. Ítalo já passou por um transplante de medula óssea e, atualmente, está internado para tratar um quadro de infecção. Ítalo Cantanhede Rodrigues foi aprovado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ele escolheu cursar medicina na Uepa e as aulas devem começar no segundo semestre de 2026. Veja mais: Jovem paraense com doença rara passa em três universidades públicas após fazer Enem no hospital ✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp Veja mais notícias do estado no g1 Pará Após fazer ENEM no hospital jovem com doença rara é aprovado em medicina Ano de tratamento e estudos Ítalo passou muitos dias conciliando os estudos e o tratamento desde que descobriu a doença em maio de 2025. A família buscou tratamento em São Paulo e entrou na Justiça para garantir o direito de fazer o Enem no hospital. Paraense Ítalo Cantanhede Rodrigues, de 17 anos, fez o Enem no hospital, durante tratamento Arquivo pessoal “Mesmo em tempos difíceis, eu conseguia estudar quando podia. [...] Deus continuou nos dando força, renovando a nossa fé a cada dia, e isso me deu esperança para continuar seguindo meus sonhos, o sonho da medicina”, diz Ítalo. O tratamento indicado foi um transplante de medula óssea (TMO). Para a sorte da família, a irmã mais nova era uma doadora 100% compatível. Ítalo passou por sessões de quimioterapia para o transplante, enfrentou períodos de isolamento e outras complicações infecciosas, por conta da imunidade baixa. “A conquista foi celebrada como um símbolo de resistência, fé e perseverança. Para nós, a aprovação não é apenas acadêmica, é a prova de que a doença não definiu o futuro dele”, diz o pai. Ítalo Cantanhede Rodrigues, de 17 anos. Arquivo pessoal VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará Confira outras notícias do estado no g1 PA
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    VÍDEOS: Bom Dia Rio de terça, 3 de março de 2026
    Artigo Seguinte
    Motociclista é atropelado após batida na Rodovia Luiz de Queiroz, em Americana

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário