Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Deputada federal Helena da Asatur troca MDB pelo PSD e anuncia pré-candidatura ao Senado

    2 months ago

    Deputada Federal Helena da Asatur (PSD) anuncia pré-candidatura ao Senado por Roraima. Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados A deputada federal Helena da Asatur, de 48 anos, anunciou que é pré-candidata ao Senado por Roraima nas Eleições de 2026. Ela deixou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e se filiou ao Partido Social Democrático (PSD). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp Em comunicado oficial, a parlamentar informou que a desfiliação do antigo partido ocorreu "de forma harmônica" e avaliou que a nova sigla oferece "melhores condições para o seu atual projeto político". Ainda no anúncio, ela declarou apoio à pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), à Presidência da República. Empresária, deputada federal no 1º mandado: quem é Helena da Asatur Natural do Tocantins, Maria Helena Teixeira Lima cresceu em São João da Baliza, no Sul de Roraima. Nas eleições de 2022, ela disputou seu primeiro cargo público e foi a segunda candidata mais votada do estado, com 15.848 votos. Com o resultado, tornou-se a única mulher a representar Roraima na Câmara dos Deputados no atual mandato. Nas eleições de 2022, Helena declarou R$ 10 milhões em bens à Justiça Eleitoral. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), a deputada é uma das principais empresárias do ramo de transportes no estado. Ela é sócia da Asatur, empresa avaliada em R$ 11,1 milhões, ao lado de uma filha e do marido, Renildo Lima, que é o sócio majoritário. A família também é proprietária da Voare Táxi Aéreo, única empresa do segmento de táxi aéreo privado de Roraima. Condenação e investigações A Justiça Eleitoral declarou Helena inelegível por oito anos por envolvimento em um esquema de compra de votos. A condenação ocorreu em primeira instância e a defesa informou que vai recorrer da decisão. A condenação está ligada às eleições municipais de 2024. A juíza responsável pelo caso entendeu que Helena participou de um "derrame de dinheiro" para eleger o vereador Adriano Costa, em São João da Baliza. O esquema, denunciado por uma aliada política, envolvia repasses de dinheiro via transferência bancária (PIX) e o uso de ônibus da Asatur para o transporte gratuito de eleitores. Além da condenação eleitoral, Helena foi alvo de busca e apreensão na "Operação Caixa Preta" da Polícia Federal (PF), deflagrada em julho de 2025. A ação também investigou suspeitas de crimes eleitorais. O marido dela, Renildo Lima, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, também foram alvos da mesma operação. A investigação da PF teve início após Renildo ser preso em setembro de 2024 com R$ 500 mil em espécie, sendo que parte desse valor estava escondida na cueca do empresário. Veja entrevista com Helena da Asatur: Única deputada federal por Roraima em Brasília, Helena Lima divulga ações para mulheres Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Motorista de carro que caiu em córrego após temporal em Piracicaba está desaparecida, diz Corpo de Bombeiros
    Artigo Seguinte
    Assista ao JAP2 desta quinta (2)

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário