Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Clínica de repouso é fechada pela segunda vez em Ribeirão Preto após ignorar ordem de interdição

    2 months ago

    Clínica de repouso é interditada pela segunda vez em Ribeirão Preto, SP Uma clínica de repouso em Ribeirão Preto (SP) foi interditada pela segunda vez após descumprir ordens judiciais e continuar funcionando de forma irregular. Dezenove idosos eram mantidos em condições precárias no local. A casa, que fica na Rua Itapura, no bairro Jardim Paulista, já havia sido fechada há um ano por não ter licença sanitária, mas os responsáveis ignoraram a determinação judicial e mantiveram as portas abertas. Durante a nova ação de fiscalização nesta segunda-feira (30), 17 idosos foram encontrados vivendo no imóvel em condições precárias de atendimento. Outros dois precisaram ser socorridos e levados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A defesa da clínica não quis se manifestar sobre o assunto. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp A interdição atende uma decisão do juiz Paulo Cesar Gentile, uma vez que os responsáveis ignoraram a primeira ordem de fechamento e mantiveram o estabelecimento operando na ilegalidade. Fachada da clínica de repouso irregular na Rua Itapura, em Ribeirão Preto (SP), que foi interditada pela Justiça pela segunda vez por não ter licença sanitária e condições precárias Reprodução EPTV O juiz determinou que a Vigilância Sanitária fechasse o local e a Secretaria de Assistência Social (Semas) acompanhasse o procedimento para garantir o acolhimento e a segurança dos idosos. A Vigilância Sanitária e a Semas assumiram a responsabilidade pela reintegração familiar e remanejamento dos abrigados para Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) regulares. LEIA TAMBÉM Vigilância Sanitária e MP apontam condições precárias e interditam clínica para idosos em Ribeirão Preto Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, uma vizinha do imóvel, que preferiu não se identificar, relatou a rotina de desespero e as más condições de higiene do local. "A gente ouve pessoas gritando, pedindo socorro, e vê que são pessoas idosas pelos gritos. E quando passa na frente, não sei se é o lixo que cheira ou se é algo de lá de dentro, mas cheira mal". Idoso é socorrido por equipe do SAMU ao deixar clínica de repouso irregular no Jardim Paulista, em Ribeirão Preto (SP), para ser levado à UPA Reprodução EPTV Histórico de irregularidades e multas A clínica é alvo de fiscalização desde o início de 2025. A primeira interdição ocorreu em 14 de fevereiro do ano passado, quando a Vigilância Sanitária flagrou o estabelecimento de interesse à saúde funcionando sem a licença obrigatória. Cinco dias depois, em 19 de fevereiro, o local foi autuado novamente por descumprimento da medida estabelecida. Em abril, as autoridades elaboraram um auto de imposição de penalidade, aplicando multa diária à clínica. O caso foi então encaminhado ao Ministério Público. Apesar de todas sanções, a instituição continuou operando. Em 8 de dezembro, uma nova inspeção conjunta da Semas, da Vigilância Sanitária e do Conselho Municipal do Idoso flagrou 20 pessoas abrigadas no imóvel, o que embasou a decisão judicial definitiva do juiz Paulo Cesar Gentile. 'Depósito de idosos' e condições precárias Quando foi alvo da primeira interdição, em fevereiro de 2025, a clínica abrigava 25 pacientes. Na época, a fiscalização encontrou idosos com quadro de escabiose (sarna), uma doença de pele contagiosa causada pelo contato com roupas e objetos contaminados. Imagens feitas no local mostraram condições precárias de infraestrutura, com fiações elétricas expostas próximas a torneiras, além de banheiros sem porta, janela e chuveiro. Imagens mostram clínica para idosos interditada em Ribeirão Preto: à esquerda, fiação elétrica próxima a torneira; à direita, banheiro sem chuveiro. Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto Na ocasião, o promotor de Justiça Carlos César Barbosa classificou o espaço como um "depósito de idosos". "Para se abrir uma instituição de longa permanência é preciso ter a licença sanitária. Não adianta montar a casa e depois correr atrás da licença. A gente observa que nessa casa há dezenas de irregularidades. São idosos que não estão sendo tratados com a dignidade que merecem". A chefe da Vigilância Sanitária, Vânia Cantarella Rodrigues, explicou na época que o endereço já tinha um histórico de autuações quando era gerenciado por outros donos, antes de a nova empresa assumir a operação irregularmente no imóvel. "Como a gente sabia que aqui tinha sido uma instituição a gente viu a placa, entrou, e nos deparamos com essa nova empresa aqui dentro". Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Responsável legal está entre presos por estupro coletivo de criança em AL, diz polícia
    Artigo Seguinte
    Motorista desmaiou ao ser atingido em acidente com 13 veículos no DF: 'Acordei com rapaz pedindo para sair do carro'

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário