Pesquisa

    Canal de Denúncias PeloBrasil360

    Use o chat abaixo para enviar denúncias e relatos do seu bairro.

    Conformidade GDPR

    Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso website. Ao continuar a usar o nosso site, aceita a nossa utilização de cookies, Política de Privacidade, e Termos de Serviço.

    Artemis II: astronauta que viajou à Lua mostra efeitos da microgravidade em teste de equilíbrio; VÍDEO

    2 months ago

    Astronauta da NASA passa por reabilitação após missão espacial. A astronauta Christina Koch, que ficou dez dias no espaço durante a missão Artemis II, mostrou os efeitos de uma viagem espacial no corpo humano. Nas redes sociais, ela publicou um vídeo em que "reaprende" a andar sob a gravidade da Terra. Koch mostra dificuldades para caminhar com os olhos fechados e explica como a microgravidade (quando há quase ausência de peso) afeta o corpo humano. 🗒️Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para o g1 "Quando as pessoas vivem em microgravidade, os sistemas do nosso corpo que evoluíram para informar ao cérebro como estamos nos movendo — os órgãos vestibulares — não funcionam corretamente", escreveu a astronauta. 🔎 Ela realizou um teste chamado tandem walk (ou “marcha em tandem”), em que o calcanhar de um pé é colocado diretamente à frente dos dedos do outro, como ao caminhar em uma linha reta estreita. (veja no vídeo acima) "Nosso cérebro aprende a ignorar esses sinais e, por isso, quando voltamos à gravidade pela primeira vez, dependemos muito dos nossos olhos para nos orientar visualmente", acrescentou Koch. Segundo a astronauta — que se tornou a primeira mulher a participar de uma missão à Lua —, esse tipo de exercício pode se tornar um grande desafio. Ela afirmou que compreender o fenômeno pode ajudar a orientar o tratamento de vertigem, concussões e outras condições neurovestibulares na Terra. "Felizmente, já estamos nos readaptando à gravidade sete dias após o pouso na água", concluiu Koch em sua publicação. A Artemis II foi a primeira missão a levar humanos às proximidades da Lua desde a Apollo 17, em 1972. O objetivo do programa é preparar o retorno à superfície lunar e, no longo prazo, enviar astronautas a Marte. (leia mais abaixo) Astronauta da Nasa Christina Koch observa a Terra através de uma das principais janelas da cápsula Orion. Nasa Comandante da Artemis II filmou 'pôr da Terra' atrás da Lua O astronauta Reid Wiseman, comandante da missão Artemis II da NASA, filmou um "pôr da Terra", fenômeno em que o nosso planeta some atrás do horizonte lunar visto do espaço. O vídeo de 52 segundos foi gravado em 6 de abril com um iPhone, pela janela de acoplamento da cápsula Orion, enquanto a tripulação sobrevoava o lado oculto da Lua, aquele que nunca fica voltado para a Terra. Veja abaixo: Astronauta da Artemis II filma 'pôr da Terra' atrás da Lua com iPhone Wiseman postou as imagens no último domingo (19) na rede social X; até a noite de segunda-feira, o vídeo já tinha 14 milhões de visualizações. "Como ver o pôr do sol na praia, mas do lugar mais estranho do cosmos", escreveu Wiseman. "Só uma chance na vida." No vídeo, a Terra aparece como uma pequena esfera azul e branca que vai gradualmente desaparecendo atrás da superfície cinza e repleta de crateras da Lua. Enquanto Wiseman filmava com o celular, a astronauta Christina Koch fotografava o mesmo fenômeno com uma câmera Nikon. Os astronautas Victor Glover e Jeremy Hansen acompanharam a cena por outra janela da nave. "Mal conseguia ver a Lua pela janela, mas o iPhone tinha o tamanho perfeito para capturar a cena", acrescentou o comandante. "O vídeo não tem corte nem edição, com zoom de 8x — bem parecido com o que o olho humano enxerga." O registro remete à icônica foto do "nascer da Terra", tirada pelos astronautas da missão Apollo 8 em 1968, a primeira viagem humana ao redor da Lua. Naquela imagem, porém, a Terra surgia atrás do horizonte lunar, e não desaparecia. Estágio central do foguete que vai lançar a Artemis III é transportado da fábrica da NASA em Nova Orleans até a balsa Pegasus, em 20 de abril de 2025. NASA/Michael DeMocker Próxima missão Na segunda-feira, a NASA transportou o estágio central do foguete da Artemis III da fábrica da agência em Nova Orleans até uma balsa que o levará ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, onde será montado e preparado para o lançamento previsto para 2027. Com 64 metros de altura quando completo, o estágio é a maior peça do foguete e carrega os tanques de combustível que alimentam os quatro motores responsáveis por colocar a nave em órbita. A Artemis III, porém, não pousará na Lua. A missão vai testar, em órbita terrestre, o acoplamento entre a nave Orion e as espaçonaves comerciais da SpaceX e da Blue Origin, manobra considerada essencial para que a Artemis IV, em 2028, consiga de fato pousar astronautas na superfície lunar pela primeira vez em mais de 50 anos. O que é o 'lado oculto' da Lua e por que ele nunca é visto da Terra? A Artemis II foi a primeira missão a levar humanos às proximidades da Lua desde a Apollo 17, em 1972. O objetivo do programa é preparar o retorno à superfície lunar e, no longo prazo, enviar astronautas a Marte. Comandante da missão registrou o fenômeno pela janela da cápsula Orion enquanto sobrevoava o lado distante do nosso satélite natural. Reid Wiseman/NASA LEIA TAMBÉM: Quantas vezes o homem pisou na Lua? É #FAKE que astronauta da Artemis II seja atriz contratada pela Nasa e tenha 'esquecido falas' em entrevista após retorno à Terra 'Terra era bote salva-vidas pairando no universo', diz astronauta da Artemis II em retorno a Houston Astronautas fotografam lado oculto da Lua
    Clique aqui para Ler Mais
    Artigo Anterior
    Rodovia onde família morreu registrou ao menos três acidentes graves em menos de uma semana em MG
    Artigo Seguinte
    Quem é a desembargadora do PA que disse que categoria pode entrar em 'regime de escravidão', após STF limitar 'penduricalhos'

    Relacionados Notícias do Brasil Atualizações:

    Tem a certeza? Deseja eliminar este comentário..! Remover Cancelar

    Comentários (0)

      Deixe um comentário